Logo Mirmeco 2023 Manaus


SOBRE
Imagem
Maior evento sobre formigas do mundo chega à Manaus para a sua XXVI edição em 2023
Apresentação


O objetivo do Simpósio de Mirmecologia: An International Ant Meeting é reunir estudantes e profissionais com interesse na área de mirmecologia. O evento estimula diversas formas de interações entre pesquisadores e alunos, e oferece a oportunidade de expor e discutir trabalhos, projetos e ideias. O simpósio também visa apresentar e integrar as várias áreas do conhecimento científico que contribuem para o avanço da mirmecologia; possibilitar o intercâmbio de conhecimentos entre pesquisadores de diferentes Estados e também de outros países; estimular o estabelecimento de parcerias técnico-científicas e de arranjos multi-institucionais de pesquisa, pelo contato direto dos pesquisadores; contribuir à formação de estudantes de graduação e pós-graduação; consolidar o Brasil como pólo de pesquisa e desenvolvimento na área de mirmecologia, e de maneira mais geral, da área de ecologia, taxonomia e conservação; analisar os avanços, identificar os desafios e discutir o desenvolvimento futuro da mirmecologia no Brasil.

Histórico

O Simpósio de Mirmecologia, anteriormente denominado Encontro de Mirmecologia do Estado de São Paulo teve início em 1980, com o objetivo de reunir os especialistas em formigas da região para discutir seus trabalhos. Ao longo dos anos, esses encontros tornaram-se mais abrangentes e na sua XVI edição, em Florianópolis (SC), o evento passou a se chamar Simpósio de Mirmecologia. Este evento então se tornou um fórum importante de discussão de trabalhos científicos diretamente relacionados à mirmecologia, com contribuições relevantes para a taxonomia, sistemática e a biogeografia, o comportamento animal e a ecologia comportamental, as interações plantas/animais, a ecologia de populações e de comunidades, a bioindicação, a bioinvasão e a biologia evolutiva. O Simpósio de Mirmecologia vem crescendo ano após ano e se internacionalizando, mas continua a manter um estilo descontraído que facilita a interação entre os participantes. A cada dois anos, o Simpósio reúne especialistas do Brasil e do exterior, e de um modo geral, profissionais e alunos que usam as formigas como modelos de investigação.

A XXVI Edição - 2023

É com muito orgulho e satisfação que convidamos a todos para participarem do XXVI Simpósio de Mirmecologia, a se realizar de 22 a 26 de outubro de 2023 na Universidade Federal do Amazonas (a confirmar) em Manaus, Amazonas. Esta edição do Simpósio de Mirmecologia pretende manter algumas tendências dos eventos anteriores, como organização de parte da programação no estilo “on demand”, paridade de gênero entre os participantes e a preocupação com a divulgação científica. E é sob essa perspectiva que o Simpósio de Mirmecologia está sendo organizado. 

Pela primeira vez a comissão organizadora é composta por alunos, professores e pesquisadores de diferentes instituições e estados, como as Universidades Federais do Acre, Amazonas e do Sul e Sudeste do Pará, além do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia e do Museu Paraense Emílio Goeldi. Essa ideia nasceu, não por receio ou falta de capacidade individual, mas sim como ideia central do Simpósio. Todos da comissão organizadora acreditam e defendem a ideia de que a diversidade não é boa só na natureza e que somos parte desse todo.

É com essa visão em mente que estamos nos empenhando em oferecer uma programação inclusiva e a altura dos anseios de todos os profissionais e estudantes da área. Além de incentivar discussões, novas ideias e rumos, pretendemos ampliar o diálogo entre diferentes setores da sociedade de uma forma simples e informal. Já há alguns anos, o Simpósio é um momento para rever os amigos, fazer novos contatos e ampliar os laços profissionais. Desta vez não será diferente. 


Comissão Organizadora:

Comissão Científica
Ananza M. Rabello, Itanna O. Fernandes, Lívia P. Prado, Otávio G. M. Silva, Fernando Schmidt, Rogério R. Silva, Jerome Orivel, Fernando Fernández

Relações Públicas
Lívia P. Prado, Carolina Veronese, Talitha F. dos Santos, Ananza M. Rabello, Ana Cristina Utta, Amanda B. Oliveira, Otávio G. M. Silva

Logística e financeiro:
Itanna O. Fernandes, Talitha F. dos Santos, Amanda B. Oliveira, Esmeraldina G. B. Kubatamaia, Claudio R. Santos Neto, Fabricio B. Baccaro, Lucas Perillo - Bocaina

Receba todas as notícias sobre o maior evento sobre formigas do mundo

Veja algumas das logos de edições anteriores

Junte-se à nossa comunidade!
Curta nossa página no Facebook e acompanhe as novidades

Organização

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem